quinta-feira, 21 de maio de 2009

22 DE MAIO DIA DO APICULTOR


DIA 22 DE MAIO DIA DO APICULTOR

O apicultor é quem cria abelhas, e especialmente a espécie Apis melifera L. que é conhecida como abelha doméstica produtora de mel e cera. O mel foi a primeira substância adoçante da Antigüidade, já era utilizado pelos Sumérios desde 5.000 a.C. A apicultura é a criação de abelhas melíferas (produtoras de mel) e de acordo com alguns documentos de vários historiadores, a apicultura remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito. As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como anti-inflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como anti-inflamatório e como aromatizante bucal.

Também conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro", o apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real. A apicultura visa à criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Ouro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

O FIOS parabeniza a todos os apicultores do municipio de Patu.

Nenhum comentário: