

Maiores informações acesse o Blog: www.sertaodoapodi.blogspot.com
O PDA Novo Sertão da Visão Mundial realizou nesta quinta feira (28/05) reunião com os parceiros do PDA - Programa de Desenvolvimento de Área dos municípios de Patu e Almino Afonso. Essa foi mais uma etapa que teve como objetivo apresentar o programa a todos os presentes, bem como oficializar a participação das entidades convidadas como parceiras do PDA Novo Sertão.
Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação Santa Teresinha (Janduís), SEAPAC (Diocese de Mossoró) STR de Patu, FIOS - Fórum das Associações de Patu, Fórum das Associações de Almino Afonso, Pastoral da Criança de Patu e Almino Afonso, Secretaria de Educação de Patu e Almino Afonso, Secretaria de Agricultura de Almino Afonso, Secretaria de Promoção Social de Patu e Câmara Municipal de Patu.
Carla Regina Coordenadora Geral do PDA Novo Sertão
Cada entidade parceira informou como poderá participar no desenvolvimento das atividades do PDA nos municípios de Patu e Almino Afonso.
No município de Patu o PDA Novo Sertão atende a 400 crianças das zonas urbana e rural com vários tipos de atividades como: Teatro, música, danças, leitura, artes, dentre outras atividades.
Dentro dos proximos meses estará abrindo mais 300 vagas para crianças entre os dois município.
Organizados em torno de Associações e cooperativa, os trabalhadores passavam a ter os seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos sem ter vínculo empregatício com ela e com os tomadores de seus serviços. Quando essa lei foi sancionada, seu objetivo era pôr fim aos conflitos trabalhistas no campo.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu das lutas concretas que os trabalhadores rurais foram desenvolvendo, de forma isolada, pela conquista da terra, no final da década de 1970. As preocupações básicas desses trabalhadores eram as típicas do mercado de trabalho capitalista: melhores salários e condições de trabalho, aposentadoria digna, transporte, saúde, fiscalização do uso de agrotóxicos, reivindicações trabalhistas mais relevantes para a maioria deles.
Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais brasileiros, todos ligados ao MST, entre as conquistas nestes anos de luta do setor, conseguiram a melhoria no transporte, que passou de caminhão para ônibus, aquisição de ferramentas, roupas mais adequadas para reduzir os riscos de acidente de trabalho e marmita térmica. Outra conquista foi o horário de transporte, que é o tempo que o trabalhador perde na viagem da cidade até a roça. Essa hora, assim como a hora extra, é acrescida de 50%. Na área da saúde, todo trabalhador tem acesso à saúde pública básica.
O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como anti-inflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como anti-inflamatório e como aromatizante bucal.
Também conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro", o apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real. A apicultura visa à criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Ouro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.
O FIOS parabeniza a todos os apicultores do municipio de Patu.
Anúncio foi feito em Brasília pelo ministro José Gomes Temporão. Até as 9h30, havia 24 casos suspeitos sendo acompanhados no país.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no início da noite desta quinta-feira (7) que há quatro casos de influenza A no Brasil. São os primeiros registros confirmados da nova gripe no país. Os quatro casos confirmados são de brasileiros adultos jovens –dois deles teriam contraído a doença no exterior. Dois casos são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais. Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no México; o outro, é de uma pessoa que esteve no Estados Unidos. Temporão disse que todos passam bem.
Segundo o ministro, o anúncio dos casos "confirmados laboratorialmente" mostram que os “sistemas de vigilância e monitoramento estão funcionando”. “Não há evidências, por enquanto, de que o vírus tenha atingido outras pessoas. Ou seja, o vírus não circula no Brasil”, disse Temporão.