segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reunião do FIOS

Neste dia 27 de Julho de 2009, na UERN as 14:30 horas, vai acontecer a reunião do FIOS como de costume todo final de meses, estamos convidando todos os presidente de associação e povo em geral.

Pauta do dia:

Informes;
Conclusão da 1ª Etapa;
Avaliação da CEM;
Situação das Estradas da Zona Rural;
Entrega de Material das Cisternas;
Contratação dos Cisterneiros;
Levantamento da situação das Casas de Taipa.

A Coordenação de FIOS

agradece a sua presença.

sábado, 25 de julho de 2009

Concluida a 1ª Etapa da Cisterna

A equipe da Terra Viva com a Coordenação do FIOS - Fabio Fernandes (Terra Viva) e Marcondes Pereira (STR e Coordenador FIOS), terminarão onte a noite a primeira faze do processo de articulação do P1MC, que foi a faze de cadastramento das familias e todo seu processo de organização e mobilização, ficamos muito satisfeito com a conclusão dessa primeira etapa e já começamos a segunda que é a entrega de material para construção da cisterna, estamos entregando os quatro primeiro materiais tais como: Brita, Areia, Ferro e Cimento.

A Equipe da CEM:

Marcondes Pereira
Antonio Segundo
Manaces

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eleição do FIOS

O FIOS - Fórum de Integração das Organizações Sociais de Patu, realizou hoje 29/06 na UERN e Eleição para composição da nova Coordenação do Fios que estará a coordenado até maio de 2011.
Estiveram presentes 14 Associações: Gameleira, Rajada, Carnaúba, Alto da moça, Coqueiros, Saco, Pescadores, Divisa, Quilombolas, Logradouro, Horizonte, João Pereira, Cafarnaum, Castanheiro elém das entidades Centro Juazeiro, STR - Patu, Visão mundial e SEAPAC.

A nova Coordenação do FIOS ficou composta da seguinte forma:



Coordenador: Jose Marcondes Pereira da Costa

Vice coordenador: Aluizio Dutra

1º Tesoureiro: Manoel Oliveira

2º Tesoureiro: Maria José Almeida

1º Secretario: Marília Gabriela

2º Secretario: Rosiene Gomes

A nova coordenação do FIOS lutará pelos direitos de todas as Associação Rurais e Urbanas buscando trazer Políticas Públicas para desenvolver o Município de Patu.

Momentos da Eleição:


Membros de Associações que constituem o FIOS

Ao centro o Ex Coordenador Rubinaldo Aragão



Rubinaldo Aragão passando a Coordenação do FIOS para José Marcondes

Parabéns a nova Coordenação.

Eleição do FIOS

O FIOS realizará hoje 29/06 a Eleição para nova equipe de Coordenadores, a eleição acontece a cada 2 anos.
O fios foi criado em 13 de maio de 2005, numa iniciativa do Presidente do STR de Patu o Sr. José Marcondes, o mesmo buscou o apoio do SEAPAC para dar início a construção do Fórum.


José Marcondes Presidente STR - Patu

O 1º Coordenador do Fios é o Sr. Rubinaldo Aragão, ao qual foi reeleito em 2007 e passará hoje a Coordenação para uma nova equipe.


Rubinaldo Aragão


Rubinaldo Aragão ladeado por Edimar Filho SEAPAC e Aluisio Dutra

A eleição será a partir das 14:30h no Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura - UERN.
Todos os presidentes de Associação e entidades representadas no município de patu que compõe o FIOS estão convidados a participar.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Moto Clube Irmãos do Asfalto



Um grupo de jovens Evangélicos da Assembléia de Deus criaram o "Moto Clube Irmãos do Asfalto". Os jovens estão levando a palavra de "DEUS" para toda a região através de suas motos.



O FIOS parabeniza a todos os jovens pela iniciativa e pela evangelização através de duas rodas. Parabéns!

terça-feira, 16 de junho de 2009





O SEBRAE através da APRIMOR realizará nesta quarta feira (17/06) a partir da 08:30 h, no auditório da Campus Avançado da UERN, a segunda etapa da oficina de Planejamento Estratégico do Território Sertão do Apodi. A oficina tem como o objetivo consolidar as informações com representantes das comunidades e entidades locais, após a análise realizada pelos especialistas. participaram da oficina o municípios de Patu, Rafael Godeiros e Messias Targino além dos participantes da primeira oficina e demais representantes das entidades (ONGS, Cooperativas, Associações).
A oficina será coordenada pelas consultoras da APRIMOR Rosana Freitas e Ralyna Sorares.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

2º Seminário de Políticas Públicas


Carlos George SEAPAC
Foi realizado durante os dias 12 e 13/06 o 2º Seminário de Políticas Públicas do Município de Patu com o tema "DESENVOLVIMENTO COM CONTROLE SOCIAL".

O SEAPAC em parceria com o FIOS realizaram o 2º Seminário de Políticas Públicas, a meta era atingir um público de 100 pessoas, no entanto, cerca de 130 pessoas participaram desse seminário.

Com o objetivo de levar e discutir políticas governamentais tendo efetivo controle feito pela sociedade organizada, assim, aplicando corretamente todos os recursos.








ENTIDADES REPRESENTADAS:

SEAPAC, PDS, BB, BNB, CENTRO TERRA VIVA, COOAFAP, CONAB, EMATER, CÂMARA MUNICIPAL DE PATU, FETRAF, CIA CIRANDUIS, CREDIOESTE SOL, CENTRO JUAZERO, VISÃO MUNDIAL PDA NOVO SERTÃO, CASA DA FAMÍLIA, STR JANDUIS, STR PATU, STR MESSIAS TARGINO, UERN, DIREITOS HUMANOS, SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA DE PATU,

COMUNIDADES:

FORUNA, GAMELEIRA, QUILOMBOLA, CAFARNAUM, ESCONDIDO, ACORDI, COQUEIROS, LOGRADOURO, RAJADA, AAC – ALMINO AFONSO, FUMAC, CARNAÚBA, HORIZONTE, PESCADRES, MUNDO NOVO, JATOBÁ, OITICICA, PASSAGEM NOVA, JOÃO PEREIRA, PEDRO DE BRITO JANDUIS, PEDRO REGALADO UMARIZAL, DE DEUS, PRODUTEC NATAL COLÔNIA Z58 TRIUNFO POTIGUAR.

EXPOSITORES:

JOÃO MARIA ANTAS PDS

JAMILSON GERENTE BB PATU

FELIX BNB APODI

NICE COOAFAP

LÍVIA CENTRO TERRA VIVA

JOSÉ LOPES CONAB

ROGÉRIO EMATER

RAIMUNDO CANUTO CREDIOSTE SOL

FLAVIANO TEIXEIRA CENTRO JUAZEIRO

AIZIANE LEITE TERRA VIVA

RANIERY ALVES NOVO SERTÃO

ALUISIO DUTRA DIREITOS HUMANOS E UERN


quarta-feira, 10 de junho de 2009

2º Seminário de Políticas Públicas



O SEAPAC - Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários e a SETHAS - Secretaria de Estado Habitação e Assistencia Social do Governo do Estado com o apoio do FIOS e STR, estaram promovendo o 2º Seminário de Políticas Públicas do Município de Patu nos dias 12 e 13 de junho no Auditório da UERN.

O FIOS convida todas a sociedade organizada para participar do 2º Seminário: Associações Rurais e Urbanas, Entidades Representadas em nosso Município, Poder Público Municipal, Poder Legislativo Municipal e demais entidades.

Objetivo:


1.Levar as Associações rurais e urbanas, bem como a população em geral, informações sobre como acessar as Políticas Públicas.

2.Ver a Importância de um controle efetivo dessas políticas para que os recursos públicos possam chegar verdadeiramente a toda à população.


Veja Programação


# - Dia 12/06/2009 (Sexta-feira)

07:30 às 08:30h – Recepção e Inscrição

08:30 às 09:00h – Abertura

09:00 às 09:40h – Palestra:

- Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR 2 (PDS)

09:40 às 10:20h – Palestra:

- P1+2 e P1MC – ASA Potiguar

10:20 às 11:20h – Palestra

- Linhas de Crédito do Governo Federal de apoio a agropecuária e de geração de renda.

- BB e BNB

11:20 às 12:00h – Debate:

12:00 às 13:30h – Almoço:

13:30 às 14:20h- Palestra:

- Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal – PAA – CONAB e EMATER

14:20 às 15:00h – Palestra:

- Crédito através de Cooperativas – Credioeste Sol

15:00 às 16:00h – Debate

16:00h Encerramento



Dia: 13/03/2009 (Sábado)

08:30 às 10:30h: Mesa Redonda tema: - A importância de um efetivo controle social para as políticas públicas: O verdadeiro papel do conselheiro e do conselho na execução das políticas públicas

- Palestrantes:

- Representante da Visão Mundial:

- Representante da UERN:

- Representante Direitos Humanos:

- 10:30: Lanche

- 10:45 às 11:30 h: Debate

- 11:30 h: Encerramento


Nota

Queremos pedir desculpas por termos passado esse período sem públicarmos postagens.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

P1MC tem continuidade


Lívia da Terra Viva
O Centro Terra Viva que é a Unidade Gestora do P1MC - Programa 1 Milhão de Cisternas do Governo Federal, estará nesta terça-feira 02/06 visitando as Comunidades de Gameleira e Escondido, a visita será para diagnóstico e marcação das Cisternas via GPS.
Essa é mais uma das etapas que envolve a construção das 253 no município de Patu. O cronograma de construção está um pouco atrasado devido ao período chuvoso em nossa região.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Planejamento Estratégico para o Território Sertão do Apodi


Equipe da APRIMOR Ralyna Soares, Fernando Simião e Rosana Freitas

O SEBRAE através da APRIMOR Consultoria realizou nesta sexta-feira 29/05 no auditório da UERN em Patu o Planejamento Estratégico para o Território Sertão do Apodi. A Oficina contou com a participação dos municípios de Patu, Rafael Godeiro e Messias Targino, para juntos indicar as potencialidades e dificuldades de cada município.


Kátia Lopes SEBRAE



A oficina foi coordenada pelas Consultoras da APRIMOR Rosana Freitas e Ralyna Soares. A Gestora da Agência Cultural do Território Sertão do Apodi Kátia Lopes do SEBRAE fez a abertura da oficina. Cada Município fez um diagnóstico sobre suas potencialidades e dificuldades nos contexto de Cultura, Economia e de Atrações.



O Município de Patu esteve representado pelas seguintes entidades: FIOS - Fórum de Integração das Organizações Sociais de Patu, Secretaria de Educação, Secretaria da Agricultura, EMATER, Secretaria de Promoção Social, Comunidade Quilombola, Comunidade Fortuna, Comunidade Divisa, Comunidade Logradouro, CDL e Câmara Municipal.

Maiores informações acesse o Blog: www.sertaodoapodi.blogspot.com

PDA Novo Sertão da Visão Mundial Firma Parcerias com entidades de Patu e Almino Afonso


Rubinaldo Aragão Coordenador do FIOS

O PDA Novo Sertão da Visão Mundial realizou nesta quinta feira (28/05) reunião com os parceiros do PDA - Programa de Desenvolvimento de Área dos municípios de Patu e Almino Afonso. Essa foi mais uma etapa que teve como objetivo apresentar o programa a todos os presentes, bem como oficializar a participação das entidades convidadas como parceiras do PDA Novo Sertão.

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação Santa Teresinha (Janduís), SEAPAC (Diocese de Mossoró) STR de Patu, FIOS - Fórum das Associações de Patu, Fórum das Associações de Almino Afonso, Pastoral da Criança de Patu e Almino Afonso, Secretaria de Educação de Patu e Almino Afonso, Secretaria de Agricultura de Almino Afonso, Secretaria de Promoção Social de Patu e Câmara Municipal de Patu.



Carla Regina Coordenadora Geral do PDA Novo Sertão


Cada entidade parceira informou como poderá participar no desenvolvimento das atividades do PDA nos municípios de Patu e Almino Afonso.

No município de Patu o PDA Novo Sertão atende a 400 crianças das zonas urbana e rural com vários tipos de atividades como: Teatro, música, danças, leitura, artes, dentre outras atividades.

Dentro dos proximos meses estará abrindo mais 300 vagas para crianças entre os dois município.




quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reunião Microrregional da ASA



Será realizada nesta quinta dia 28 de maio em Triunfo Potiguar - RN a reunião mensal da ASA.

Tendo a seguinte Pauta:
  • Discussão de Reforma Agrária- provocada por Tarzia da instituição Tecnhe UGT do P1+2.
  • Espaço para apresentação da CREDIOESTE-SOL
  • P1MC- Discussão sobre as chuvas e das metas que temos para executar em cada município.
  • Informes Gerais
A reunião será recepcionada pelo Fórum de Triunfo Potiguar na Cãmara Municipal a partir das 9:00h da manhã.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Membro da CPT é assassinado em Mossoró


EDIVAN PINTO - CPT

O Geógrafo Edivan Pinto que fazia parte da CPT - Comissão Pastoral da Terra foi assassinado na última sexta-feira. Segundo informações Edivam teria assassinado o vendedor Diego Olerrandro da Cruz, 26 anos, e dez minutos após cometer o crime, o geógrafo Edvan Pinto Martins, 47 anos, foi morto também com um tiro na cabeça e o principal suspeito é o irmão de Diego, Denys Steffson, que foi preso em seguida pela Polícia Militar.

De acordo com o que apurou a polícia baseada em relato de testemunhas, as mortes de Diego e Edvan foram motivadas por inimizade entre os dois decorrente de discussão. O duplo homicídio será investigado pelo delegado Rubério Pinto que responde pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró (2ª DPC).

Fonte: Correio da Tarde - Edição do dia 23/05

Edivan Pinto esteve aqui em Patu no ultimo dia 30/04 na reunião microregional da ASA como membro da CPT veio fazer uma palestra sobre a crise da água no planeta.

25 de maio do Trabalhador Rural

A mão-de-obra no campo, atualmente, é um item muito complicado na atividade. Mas, o que realmente espanta são as relações de trabalho, amparadas por uma legislação anacrônica. É amplamente sabido que o êxodo rural é fruto dessa legislação, além de má administrações municipais. A partir da década de 60, houve um grande avanço na área dos direitos sociais.

Essas conquistas geraram um desequilíbrio nas relações de trabalho entre patrões e empregados, o que acabou prejudicando os trabalhadores e expulsando-os do campo. O resultado desse fenômeno foi o inchaço das grandes cidades, a ampliação das favelas e o aumento da violência urbana. Sem qualificação profissional para o trabalho urbano, grandes contigentes desses trabalhadores voltaram a prestar serviços eventuais e temporários no campo, como diaristas ou meeiros.



Para combater esse estado de coisas, em 1994 foi editada a Lei n º 8.949, que possibilitou a criação de cooperativas de trabalho dentro da legislação específica já existente.

Organizados em torno de Associações e cooperativa, os trabalhadores passavam a ter os seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos sem ter vínculo empregatício com ela e com os tomadores de seus serviços. Quando essa lei foi sancionada, seu objetivo era pôr fim aos conflitos trabalhistas no campo.

Visto que o trabalhador rural não tinha seus direitos assegurados, foi criada a lei no 4.214, de 2/3/1963, chamada de Estatuto do Trabalhador Rural. O Estatuto foi revogado pela lei no 5.889, de 8/6/1973, que instituiu normas reguladoras para o trabalho rural e definiu empregado e empregador rural. No artigo 2o, lê-se: "Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário".

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu das lutas concretas que os trabalhadores rurais foram desenvolvendo, de forma isolada, pela conquista da terra, no final da década de 1970. As preocupações básicas desses trabalhadores eram as típicas do mercado de trabalho capitalista: melhores salários e condições de trabalho, aposentadoria digna, transporte, saúde, fiscalização do uso de agrotóxicos, reivindicações trabalhistas mais relevantes para a maioria deles.

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais brasileiros, todos ligados ao MST, entre as conquistas nestes anos de luta do setor, conseguiram a melhoria no transporte, que passou de caminhão para ônibus, aquisição de ferramentas, roupas mais adequadas para reduzir os riscos de acidente de trabalho e marmita térmica. Outra conquista foi o horário de transporte, que é o tempo que o trabalhador perde na viagem da cidade até a roça. Essa hora, assim como a hora extra, é acrescida de 50%. Na área da saúde, todo trabalhador tem acesso à saúde pública básica.

O FIOS parabeniza a todos os Trabalhadores Rurais pelo seu dia, pois, o FIOS hoje existe pela luta e organização dos Trabalhadores Rurais do nosso Município. PARABÉNS!


Planejamento Estratégico para o Território Sertão do Apodi


Será realizado nesta sexta-feira dia 29/05 no auditório da UERN, uma oficina para a elaboração do Planejamento Estratégico para o Território Sertão do Apodi.

Trata-se de um conjunto de ações que estão sendo realizadas pela APRIMOR Consultoria, sob demanda do SEBRAE - RN.

Pedimos a participação de todos para a elaboração deste Planejamento que será de grande valor para o desenvolvimento de nosso Município.

Veja Programação:

8:00h às 12:00h
Almoço: 12:00h às 13:00h
13:00h às 17:00h

Reunião do FIOS


Foi realizado hoje 25/05 na UERN a reunião mensal do FIOS. Estiveram presentes os representantes das comunidades Quilombola do Jatobá, Carnaúba, Fortuna, Logradouro, Rajada, Divisa, Gameleira e Cafarnaum, além do Sr. Moacir Secretário Adjunto da Agricultura de Patu, Edmar Dantas do CEAPAC, o Centro Juazeiro e o PDA Novo Sertão da Visão Mundial.


















Veja a pauta da reunião:

1 - Informes;
2 - Compra Direta;
3 - Curso de Gestão e Gerenciamento de Associação;
4 - 2º Seminário de Políticas Públicas;
5 - PDA Novo Sertão.

Os pontos mais discutidos na reunião foram: - Curso de Gestão e Gerenciamento de Associação, que ficou marcado para acontecer nos dias 25 e 26/06 sendo que o local será ainda será divulgado pelo CEAPAC.
- 2º Seminário de Políticas Públicas, que irá acontecer nos dias 12 e 13/06, que irá contar com a participação de vários órgãos e entidades do Estado como: PDS - Programa de Desenvolvimento Solidário, BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BB - Banco do Brasil, CONAB, CrediOestesol, Visão Mundial, Promotoria Pública, UERN e um representante dos Direitos Humanos. Ao fim do Seminário está previsto acontecer um grande ato de mobilização social contra a falta de segurança em nossa cidade.

Desde já pedimos a colaboração de toda a população patuense na participação deste evento, só assim, poderemos lutar pelos nossos direitos.

Reunião mensal do FIOS acontecerá hoje 25/05

A reunião mensal do FIOS acontecerá hoje as 14:30h na UERN, a reunião contará com a presença de todos os presidentes de associações e entidades com representação no município.
A eleição do FIOS que seria realizada hoje, foi adiada para a próxima reunião que acontecerá no dia 29/06. Os motivos pelo qual não haverá a eleição hoje é divido a ausência do Vice-coordenador o Sr. José Marcondes, pois o mesmo viajou para Brasília.


Rubinaldo Aragão Coordenador do FIOS

quinta-feira, 21 de maio de 2009

22 DE MAIO DIA DO APICULTOR


DIA 22 DE MAIO DIA DO APICULTOR

O apicultor é quem cria abelhas, e especialmente a espécie Apis melifera L. que é conhecida como abelha doméstica produtora de mel e cera. O mel foi a primeira substância adoçante da Antigüidade, já era utilizado pelos Sumérios desde 5.000 a.C. A apicultura é a criação de abelhas melíferas (produtoras de mel) e de acordo com alguns documentos de vários historiadores, a apicultura remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito. As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como anti-inflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como anti-inflamatório e como aromatizante bucal.

Também conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro", o apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real. A apicultura visa à criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Ouro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

O FIOS parabeniza a todos os apicultores do municipio de Patu.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta


Equipe de Trabalho do Compra Direta

Teve inicio hoje 20/05 na sede da Secretaria Municipal da Agricultura de Patu, o Programa Compra Direta - PAA do Governo Federal. O Programa irá beneficiar todas as creches, escolas municipais e estaduais, Hospital Municipal, Pastoral da Criança e Grupo de Idosos.



A Prefeitura através da Secretaria Municipal da Agricultura disponibilizou os equipamentos necessários para o funcionamento do Programa como: Freezer, Balança, Sacos Plásticos e Facas.


Secretário da Agricultura João Dantas

O Secretário Municipal da Agricultura de Patu o Sr. João Fernandes Dantas, esteve pessoalmente visitando os produtores e verificando os produtos que iriam ser adquiridos pelo Compra Direta.




Produtores felizes com a entrega dos produtos para o Compra Direta, assim, trazendo uma renda extra para família. Os produtos entregues hoje foram: Carne Bovina, Galinha Caipira, Queijo de Coalho, Manteiga da Terra, Bolo e Carne de Criação (Ovina).



OBS.: Na Postagem anterior informamos que seria trabalho pelo Compra Direta o Valor de R$ 70.000,00 que poderiam chegar a R$100.000,00 até o fim do ano, porém, segundo o Extencionista da EMATER de Patu o Eng. Agrônomo Paulo nos informou que apenas R$ 20.000,00 está sendo usado na aquisição dos produtos. Esse recurso de R$ 20.000,00 é de uma solicitação da Administração de Possidônio Queiroga (POPÓ) e que devido a burocracia somente agora foi liberado pelo Governo do Estado. Um Outro Valor de R$ 10.000,00 foi liberado para confecção de uma Placa que será instala na sede da Secretaria, portanto, os valores da postagen anterior não existem.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Eleição para Conselheiro Tutelar



Foi Realizado neste domingo 17/05 a eleição para Conselheiro Tutelar de Patu, dos 7.929 eleitores aptos a votar somente 2.333 29% dos eleitores votaram. No meu ponto de vista muitos deixaram de votar pela falta de organização, apenas 3 urnas em 3 salas no mesmo corredor da UERN.



Eu mesmo passei quase 3 horas na fila para poder votar, e durante o tempo que aguardei para poder votar o que vi foi gritos, empurrões, pessoas tomando a frente dos outros, falta de policiamento dentre outras coisas um verdadeiro desrespeito a sociedade patuense, esperamos que a próxima eleição possamos ter um número maior de urnas para o que aconteceu ontem, não venha mais acontecer.

Veja os Eleitos:


Parabéns ao eleitos

A sociedade se faz com a participação de todos que a compõe. Parabéns a todos que exerceram sua cidadania.

Fotos: Folha Patuense.

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos tem início nesta quarta-feira 20/05


Fotos: Rubinaldo Aragão

O PAA- Programa de Aquisição de Alimentos ou Compra Direta como é mais conhecido, é um Programa do Governo Federal que compra alimentos dos produtores locais para complementação da merenda escolar. O Compra Direta terá inicio nesta quarta-feira dia 20/05 na sede da Secretaria Municipal da Agricultura de Patu. O Programa já vinha sido trabalhado na administração do Ex-prefeito Possidônio Queiroga (POPÓ), sendo mais de 4.000 beneficiados entre crianças, adultos e idosos.
O PAA do Governo Federal tem como base complementar a merenda escolar nas escolas e creches e enriquecer as refeições dos Hospitais de Patu. O varlor estimado para este ano é R$ 70.000,00 podendo chegar aos R$ 100.000,00 até o fim do ano.
A Comissão que irá trabalhar com o Programa é formada basicamente pelos orgãos: EMATER, Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal da Educação.

Lista dos produtos:

- Carne Bovina
- Carne Caprina e Ovina
- Queijo
- Bolo
- Galinha Caipira
- Frutas (Banana, Goiaba etc)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gripe Suína no Brasil

Ministério da Saúde confirma quatro casos de nova gripe no Brasil

Anúncio foi feito em Brasília pelo ministro José Gomes Temporão. Até as 9h30, havia 24 casos suspeitos sendo acompanhados no país.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no início da noite desta quinta-feira (7) que há quatro casos de influenza A no Brasil. São os primeiros registros confirmados da nova gripe no país. Os quatro casos confirmados são de brasileiros adultos jovens –dois deles teriam contraído a doença no exterior. Dois casos são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais. Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no México; o outro, é de uma pessoa que esteve no Estados Unidos. Temporão disse que todos passam bem.

Segundo o ministro, o anúncio dos casos "confirmados laboratorialmente" mostram que os “sistemas de vigilância e monitoramento estão funcionando”. “Não há evidências, por enquanto, de que o vírus tenha atingido outras pessoas. Ou seja, o vírus não circula no Brasil”, disse Temporão.

Temporão afirmou ainda que a situação está sob controle, pelo fato de nenhum caso ter sido até então contraído em território brasileiro. "Desde o alerta da OMS, feito no dia 25 de abril, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mantendo total transparência sobre o assunto", declarou.

Fonte: G1.com.br